A acolhedora e hospitaleira Terra Roxa

publicado em: 25 de maio de 2021

A acolhedora e hospitaleira Terra Roxa

É da coloração avermelhada do solo extremamente rico e fértil que nasceu o nome da cidade. Os imigrantes que trabalhavam nas lavouras de café diziam ser terra “rossa” (lê-se rôça), palavra que significa vermelho em italiano, mas que era entendida como “roxa” pelos brasileiros.

Durante as discussões na então Câmara Estadual de São Paulo para criação do distrito, houve quem defende-se o nome “Ibiacy”, de origem indígena. Prevaleceu Terra Roxa, que, aliás, já era o nome da estação de trem local, na época da Companhia Ferroviária São Paulo – Goiás.

Hoje, 103 anos após a inauguração deste trecho da estrada de ferro, a agricultura continua tendo papel significativo na geração de emprego e renda do município, mas com o predomínio da cana-de-açúcar. Amendoim, milho, soja e laranja são lavouras menores, mas não menos importantes.

Na 40ª edição da Revista Cocred Mais você vai conhecer a história de Terra Roxa e de três cooperados da Siccob Cocred que vivem e trabalham por lá: o produtor rural Carmino Aparecido Bazzo, o farmacêutico Lauro de Araújo Cervi e o empresário Carlos Henrique Pavan.

Clique aqui e leia a matéria completa.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.