Agenda BC# inclui sustentabilidade em questões financeiras

publicado em: 22 de dezembro de 2020

Agenda BC# inclui sustentabilidade em questões financeiras

Em ano de polêmicas envolvendo as queimadas no Pantanal e de desconfiança internacional em relação à preservação da Amazônia, temas como sustentabilidade e proteção ambiental ganharam ainda mais destaque no mercado financeiro, tornando-se fatores decisivos para a definição de investimentos no país.

Cada vez mais tem sido exigido dos produtores rurais uma postura ambientalmente correta e o compromisso de zelar pelo bem-estar das comunidades. Ao mesmo tempo, as instituições financeiras são cobradas no sentido de estarem alinhadas com esse movimento, sob pena de perderem mercado por desinteresse dos próprios clientes e até em razão de sanções legais.

O assunto ganhou tanta importância, que o Banco Central inseriu a dimensão “sustentabilidade” na agenda institucional BC# – série de medidas que serão adotadas ao longo dos próximos anos para tentar melhorar a saúde financeira e, consequentemente, a economia brasileira.

Nesse sentido, o BC está prevendo desde campanhas internas de conscientização ambiental, até o aprimoramento das regras já existentes para as instituições financeiras – aperfeiçoando a definição de risco socioambiental e incluindo o conceito de risco climático – e ainda a criação de uma linha financeira de liquidez com incentivo a ativos sustentáveis.

O BC também deve transformar o atual Sistema de Operações do Crédito Rural e do Proagro (Sicor) em um bureau de crédito verde, um grande banco de dados alinhado aos princípios do open banking, ou seja, em que as informações dos clientes ficarão disponíveis para consulta por diferentes instituições financeiras.

Na 39ª edição da revista Cocred Mais, o assunto é comentado pela diretora de Assuntos Internacionais e de Gestão de Riscos Corporativos do BC, Fernanda Nechio, pelo diretor de Crédito da Sicoob Cocred, Marcos Roberto Petri, e pelo advogado Juliano Bortoloti, especialista em direito público, com ênfase em direito ambiental e agrário. Clique aqui e saiba mais.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.