Carteira de crédito cooperativo cresce 25% em 2019

publicado em: 03 de julho de 2020

Carteira de crédito cooperativo cresce 25% em 2019

O Banco Central divulgou o Panorama do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo (SNCC), que apresenta uma análise agregada do segmento no último ano. As unidades de atendimento cresceram 10%, enquanto a base de cooperados chegou a 10,9 milhões – alta de 9,6% no comparativo com 2018.

Acesse o relatório completo clicando aqui.

Os ativos totais cresceram 16,2%, o que representa 2,7 vezes mais que o conjunto dos demais segmentos de instituições financeiras, com maior direcionamento ao crédito, cujo estoque aumentou 25%, refletindo o dinamismo das carteiras de pequenas e médias empresas, e de pessoas físicas, em especial produtores rurais.

Para elaboração do relatório, o Banco Central utilizou informações dos sistemas de Consolidação Contábil das Instituições Financeiras (Cosif), de Informações de Crédito (SCR), de Informações sobre Entidades de Interesse do Banco Central (Unicad), das Informações sobre Relacionamentos de Cooperativa (Documento 5300) e de outras bases de dados.

Em resumo, o SNCC manteve sua trajetória de crescimento em ritmo superior ao Sistema Financeiro Nacional (SFN) durante o ano passado, tanto em relação aos ativos totais, quanto aos depósitos e à carteira de crédito, permitindo o aumento de sua representatividade no SFN.

Apesar da redução na quantidade de cooperativas singulares, observou-se ampliação na rede de atendimento, com maior quantidade de postos de atendimento e maior número de municípios atendidos. O crescimento no número de associados foi relevante, tanto de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas.



fonte: Banco Central

Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.