Celular: se receber spam, denuncie!

publicado em: 02 de março de 2018

Celular: se receber spam, denuncie!

O mundo digital está cada vez mais evoluído, assim como os criminosos também estão se profissionalizando. Certamente você já recebeu, em algum momento da vida, aquele SMS duvidoso, informando sobre prêmios, intimações judiciais, ou até mesmo curiosidades que sempre requerem o acesso a link. E é exatamente aí que mora o perigo!

Basta um toque na tela do celular para que todos os seus dados pessoais caiam nas mãos de pessoas que, em sua maioria, tentam de alguma forma encontrar os seus recursos financeiros. E como a Sicoob Cocred é uma das protetoras destes recursos, separamos neste texto algumas dicas para você se proteger. A primeira coisa que você deve saber é que a melhor forma de prevenção é a denúncia. E nós vamos te ensinar a fazer isso. Confira:

1º Passo: identifique se a mensagem é suspeita. Para isso, é só ver o número do remetente da mensagem. Se tiver mais de 6 números, ou se for um número de telefone celular comum, com DDD, caia fora. Geralmente, estes criminosos falam em nome de instituições financeiras, como a Sicoob Cocred. Os torpedos utilizam mensagens inofensivas, com propaganda de serviços financeiros, ou até mesmo sobre outras empresas de outros ramos de atuação.

2º Passo: Denuncie! Encaminhe a mensagem que você recebeu para o número 7726. O serviço é gratuito. Se não conseguir, envie uma mensagem comum sem texto para este mesmo número. A sua operadora de celular em alguns segundos retornará com uma mensagem de agradecimento e solicitando o número completo do celular que te enviou o SMS suspeito. Digite o número do celular que lhe enviou o SMS, inclusive com o DDD se tiver. Após, a sua operadora retornará uma informando que recebeu e registrou o número para fiscalização.

Viu só como é simples se proteger? E o melhor, é que quando você denuncia números de SMSs suspeitos, você protege não somente a sua conta aqui na Sicoob Cocred, mas também a de todos os demais cooperados, já que o número de celular criminoso denunciado pode ser bloqueado ou sofrer sanções.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.