Cocred traz modernidade e aconchego para suas agências

publicado em: 11 de setembro de 2019

Cocred traz modernidade e aconchego para suas agências

O Sicoob, Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil, recentemente lançou um novo manual de identidade visual e, com ele, um guia de ambientação para seus pontos de atendimento. A ideia é buscar uma padronização para as mais de 2 mil agências já existentes por todo o país.

Neste sentido, a Cocred não apenas se adequou às propostas do manual, mas também aprimorou o layout de suas agências, indo além para alcançar um ambiente mais arrojado e que converse com a identidade da cooperativa e seus cooperados.

A proposta da Cocred é seguir um conceito de que não há lugar como o nosso lar. Por isso, quer oferecer um local aconchegante e seguro, garantindo que o cooperado se sinta à vontade nas instalações. Ressignificando o conceito das agências para transbordar o sentimento de casa e dar a todos um ambiente mais familiar. A Cocred seguiu essa diretriz, porém, em cada parte tem o toque que apenas a nossa cooperativa possui.

“Cada área foi pensada para se conectar de uma forma específica com o cooperado. Os espaços de atendimento foram estruturados para serem compatíveis com áreas de uma casa, tanto no sentimento que deve oferecer e também no estilo de mobiliário utilizado”, explica Ademir Carota, superintendente administrativo da Cocred. “Por exemplo, a antessala é comparada ao autoatendimento, é onde o cooperado chega, deixa suas coisas e vai até o próximo cômodo. A área de espera, é a sala da casa, um espaço multifuncional para se sentir à vontade, ver TV e talvez até dar uma passada na “cozinha” para tomar um café e beber água, enquanto aguarda o atendimento”, complementa.

As agências da cooperativa recém-inauguradas em Monte Alto e em Marília, já seguem este novo padrão adotado. Ambas proporcionam aos cooperados todo o aconchego destes ambientes, porém com um toque a mais da Cocred, apresentando um design inovador, além dos padrões já vistos.

Projeto arquitetônico da agência Marília II

Ademir explica que a escolha por essa diretriz vem não apenas por motivações estéticas, mas também pela necessidade de rever o conceito da estruturação das agências. “Foi realizado um estudo para levantar o melhor formato, gerar menos despesas para a cooperativa e incrementar o que já era executado.”

Desse estudo foi concluído que a melhor maneira é buscar por investidores e parceiros, trabalhando com três possibilidades: o investidor oferece o terreno e a cooperativa paga o custo de oportunidade em cima do cálculo do valor da área utilizada. Outra forma é o investidor construir o prédio, e a cooperativa entra com o enxoval, que é a parte final, para deixar o lugar com a cara da Cocred. A última opção é ele assumir tudo. E o pagamento é feito de acordo com o custo de oportunidade investido.

Essa nova forma de atuar trouxe grandes vantagens à Cocred. “Com isso a gente conseguiu uma economia de aproximadamente de 40% no custo do metro quadrado. Fora que, além de um gasto inferior, temos também uma agência mais bonita”, explica Ademir.

Outra vantagem é que a cooperativa não desembolsa grande quantia na construção de uma nova agência. “Como o dinheiro é a matéria prima para a cooperativa, para nós, se o investidor, que geralmente é um cooperado, fizer o investimento, é perfeito. É muito mais importante pagar um percentual em cima do valor investido, do que desembolsar a quantia total do caixa.”

Na contramão do mercado

Indo na contramão do que é praticado pelo mercado de instituições financeiras, a Cocred segue com o planejamento de abrir novas agências ou investir nas que já possui. “O nosso cooperado ainda gosta de ter uma agência confortável para manter seu relacionamento com a instituição, ele tem um vínculo de ir até a agência e ver as pessoas”, explica. Mas para quem prefere o meio digital, o superintendente garante que a Cocred também possui estrutura para atendê-los da melhor maneira, “seguimos sempre pensando por essas duas óticas”, completa.



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