Como surgiu o cooperativismo de crédito?

publicado em: 30 de outubro de 2019

Como surgiu o cooperativismo de crédito?

As palavras cooperativismo, cooperativa e colaboração estão mais em alta do que nunca. O que muitos não sabem é que este modelo vem sendo praticado há séculos e representa um importante instrumento de desenvolvimento em muitos países. A primeira cooperativa da história surgiu na Inglaterra, na cidade de Rochdale, em 1844.

Já o cooperativismo de crédito surgiu pouco depois, em 1849, na Alemanha, como alternativa aos juros abusivos cobrados pelos bancos comerciais da época. O primeiro registro do cooperativismo no Brasil data de 1889, em Minas Gerais, com a Sociedade Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. No entanto, a primeira cooperativa originalmente de crédito brasileira foi fundada em 1902 pelo padre jesuíta Theodor Amistad, em Nova Petrópolis.

Hoje, as cooperativas de crédito são instituições financeiras regulamentadas pelo Banco Central do Brasil, embora não sejam consideradas como banco, já que não possuem fins mercantis. O principal objetivo delas é o beneficiamento mútuo de seus associados. O Brasil possui cerca de 1.100 cooperativas de crédito e a Sicoob Cocred é uma delas, com sede em Sertãozinho/SP e com 32 agências distribuídas em 27 cidades do interior de São Paulo. A Cocred tem mais de 40 mil cooperados, sendo a terceira maior cooperativa financeira do País.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.