Conheça o golpe do suporte técnico, que engana usuários com serviço falso

publicado em: 29 de outubro de 2019

Conheça o golpe do suporte técnico, que engana usuários com serviço falso

Na maioria dos casos, os golpistas realizam ligações para vítimas, em nome de uma empresa legítima e conceituada como Apple e Microsoft, e a convencem de que seu dispositivo está infectado por vírus e precisa de reparos por parte do suporte técnico.

A engenharia do golpe funciona com o suposto suporte técnico convencendo a vítima a instalar um programa em seu computador, para que supostamente corrija as falhas no dispositivo afetados, ou convencem a pessoa a pagar por um serviço de reparo remoto.

Os golpistas se utilizam de táticas de engenharia social como ligações telefônicas e avisos pop-up com alertas de vírus, conseguindo extrair dinheiro dos usuários ou mesmo obter dados pessoais e financeiros para roubou de identidade.

As três modalidades mais comuns são: por telefone, anúncios pop-up online e resultados fraudulentos em mecanismos de pesquisa.

Telefone

Por telefone, os criminosos ligam para a vítima e fingem ser representantes de uma empresa legítima, seja esta fabricante de sistemas operacionais, como Apple e Microsoft, ou programas de segurança, como Norton Security e McAfee. Em seguida, eles dizem que encontraram problemas no computador e solicitam a instalação de um software de acesso remoto, sob o pretexto de remover o suposto vírus.

Com essa tática, os invasores podem instalar malwares, que são programas maliciosos, no dispositivo e conseguir não apenas roubar informações pessoais e financeiras, como também usar o computador da vítima para infectar outros. Os criminosos também costumam pedir pagamentos via transferências bancária ou sob a forma de cartões de presente, já que são meios mais difíceis de rastrear. Quando o pagamento é feito por meio de cartões de crédito, o cartão pode ser clonado e usado para compras não autorizadas.

Anúncios pop-up

A segunda forma mais comum desse tipo de golpe envolve anúncios pop-up, que são janelinhas que ficam dentro dos sites. Sempre que receber uma mensagem dizendo que seu computador está infectado por um vírus, durante a sua navegação online, desconfie. Geralmente, são essas janelas que te redirecionam para links contaminados com vírus que pedem para que você entre em contato com uma central de ajuda e aplica o golpe descrito por telefone.

Patrocínio de sites fraudulentos em mecanismos de busca

Outra forma de acontecer o golpe é por meio de anúncios de falsos serviços de suporte por meio de resultados em mecanismos de pesquisa. Com isso, os sites são exibidos em destaque, no topo da lista de resultados. O que atrai a atenção dos usuários que estão em busca de solução para problemas legítimos no computador.

Como se proteger?

 Os usuários devem ficar atentos a alguns sinais de atividade irregular. Empresas de suporte técnico legítimas não ligam sem motivo. A Microsoft e a Norton Security, assim como outras companhias, esclarecem que não enviam e-mails nem fazem chamadas telefônicas para solicitar informações pessoais ou financeiras, tampouco fornecer suporte técnico para reparar o computador. Se isso acontecer, finalize a ligação e denuncie a tentativa de golpe.

Quando se tratar de pop-ups, fique atento ao conteúdo da mensagem e procure por sinais que possam indicar fraude, como erros de ortografia e imagens não profissionais. Vale também fazer uma pesquisa na Internet pelo número telefônico ou nome da empresa mencionada na janela pop-up. A recomendação, porém, é não clicar nesse tipo de anúncio.

Nunca dê o controle do seu computador a terceiros, a menos que você mesmo tenha contatado o suporte técnico a partir de canais oficiais de comunicação.

O que fazer se você cair no golpe?

Caso perceba que foi vítima de fraude, siga as instruções abaixo para minimizar os prejuízos causados:



fonte: TechTudo

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