Controle de riscos: proteção ao meio ambiente e às operações de crédito

publicado em: 04 de junho de 2020

Controle de riscos: proteção ao meio ambiente e às operações de crédito

Já há algum tempo a preocupação socioambiental faz parte da rotina dos negócios e, mais recentemente, deixou de ser responsabilidade para se tornar um compromisso nas instituições financeiras que, à medida que avançam na sustentabilidade, também influenciam o mercado.

Desde 2014, o próprio Banco Central e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) passaram a exigir que as instituições financeiras estabeleçam políticas de responsabilidade socioambiental, formalizando procedimentos para as práticas dos signatários nos negócios.

A Sicoob Cocred saiu na frente entre as cooperativas financeiras brasileiras ao destinar um setor exclusivamente à análise da concessão de crédito e fiscalização do cumprimento das obrigações assumidas contratualmente, de acordo com os riscos sociais e ambientais.

Integrado ao departamento de Gestão de Riscos e de Capital, esse setor é responsável por validar os dados fornecidos pelos cooperados no questionário que é preenchido na agência no momento do pedido de empréstimo, de majoração do limite de crédito, entre outros casos.

O diretor de Controles Internos e Riscos da Sicoob Cocred, Juliano dos Santos Bomfim, destaca que esse trabalho também serve como orientação aos próprios cooperados, uma vez que muitos deles desconhecem exigências legais específicas, sejam elas estaduais ou federais. 

Na revista Cocred Mais você encontra uma matéria específica sobre o assunto. Clique aqui e leia mais.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.