Covid-19 infecta milhões, impõe isolamento e assusta população

publicado em: 01 de junho de 2020

Covid-19 infecta milhões, impõe isolamento e assusta população

A flexibilização do isolamento social não reduz as incertezas em relação à pandemia do novo coronavírus. Se por um lado a Covid-19 ainda assusta a população e preocupa os empresários, por outro tira o sono de médicos e cientistas que buscam uma solução para conter o avanço da doença que até o final de maio já havia matado 30 mil brasileiros.

Universidades e centros de pesquisa de todo o mundo tentam compreender a transmissão do Sars-CoV-2 – nome científico do vírus – e trabalham incansavelmente para encontrar uma vacina ou medicação eficaz na cura da Covid-19. O Hospital das Clínicas (HC-RP) e a Faculdade de Medicina (FMRP) da USP de Ribeirão Preto estão nesta linha de frente do combate à doença.

A instituição foi uma das primeiras a realizar testes moleculares de Covid-19 no interior paulista. Os exames são realizados nos laboratórios de virologia do HC-RP e de biologia molecular do Hemocentro. Professores das áreas de infectologia, cardiologia, neurologia, epidemiologia e informática biomédica também criaram um curso rápido online para esclarecer a população sobre o tema.

Um desses pesquisadores é o médico infectologista Valdes Bollela, professor da Divisão de Moléstias Infecciosas e Tropicais do Departamento de Clínica Médica da FMRP, que concedeu uma entrevista exclusiva à Cocred Mais. Para o médico, o avanço da doença só deve ser contido em meados de junho ou julho. “Nossa situação nem começou a esquentar, infelizmente”, disse.

Bollela também destacou a importância do isolamento social no combate à pandemia e afirmou que a “humildade e o cuidado com o outro” devem ser os maiores aprendizados deixados pelo novo coronavírus.

A entrevista completa está disponível na versão online da revista Cocred Mais. Leia mais aqui.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.