Educação financeira na infância: o que ensinar aos filhos?

publicado em: 29 de dezembro de 2020

Educação financeira na infância: o que ensinar aos filhos?

Laura nem completou 2 anos de idade, mas já entende – do jeito dela – a importância de poupar para o futuro. Toda moedinha que ganha ou encontra pela casa, a menina coloca no cofrinho que ganhou da bisavó. Essa atitude motivou o pai, o produtor rural Guilherme Mendonça Costa a abrir uma Poupança Kids na Sicoob Cocred em Marília (SP), onde a família mora.

“A gente não sabe o dia de amanhã. Hoje, estamos aqui para cuidar dela, mas quando não estivermos, se ela tiver uma reserva, pode tomar as decisões da vida com mais tranquilidade. Nunca pensei nisso para mim. Graças a Deus, estou em uma situação boa, mas poderia não estar. Então, queremos preservá-la e ensiná-la a usar o dinheiro com responsabilidade”, diz.

Poupar é só um dos muitos pontos que norteiam a educação financeira, que este ano passou a integrar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por esse motivo, tornou-se tema obrigatório de estudo nos ensinos infantil em fundamental. O objetivo é que os estudantes adquiram consciência sobre os próprios gastos e auxiliem a família com os gastos domésticos.

A educadora e pesquisadora Ana Paula Pregardier, autora do método Lúdico-Vivencial de Formação de Hábitos Financeiros, diz que a educação financeira tem uma abordagem ampla, que vai além da matemática e inclui questões de comportamento de consumo. Por isso, é importante que o conceito seja trabalhado logo na infância, ainda dentro de casa.

Quer saber como educar seu filho ou filha para ter uma vida financeira estável quando adulto? Clique aqui e leia a matéria na 39ª edição da Revista Cocred Mais. A reportagem também conta como a jornalista Patrícia Pacheco e o marido, o engenheiro mecatrônico Jony José de Andrade, ensinam o filho, José Henrique, de 12 anos, a usar o dinheiro conscientemente.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.