Empresas levam internet 4G a 5,1 milhões de hectares

publicado em: 15 de dezembro de 2020

Empresas levam internet 4G a 5,1 milhões de hectares

Em 30 anos a população mundial chegará a 10 bilhões de pessoas, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), e o Brasil será um dos poucos – senão o único – com condições de alimentar tanta gente. Para isso, a produção de alimentos deve crescer em torno de 70% e a conectividade no campo é um dos grandes desafios para alcançar esse resultado.

É um consenso que o avanço tecnológico possibilita aumentar e melhorar a produtividade. Cada vez mais modernos, os equipamentos agrícolas possibilitam uma gestão precisa da lavoura, do plantio à colheita. Mas dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que só 30% das propriedades rurais têm acesso à internet nos dias de hoje.

Na tentativa de resolver essa questão, oito empresas do setor agrícola e de telecomunicações se uniram com o intuito de ampliar a cobertura 4G no campo: o ConectarAGRO. Em um ano, a iniciativa levou internet a 5,1 milhões de hectares, o equivalente a área do estado do Rio Grande do Norte. O projeto deu tão certo que se tornou uma associação civil sem fins lucrativos.

Na prática, a rede de cobertura foi ampliada com o uso do espectro de frequência 700 mega hertz (MHz), que antes era utilizado pelo sinal analógico de TV. Em um ano, 575 mil pessoas que vivem em áreas rurais, em 218 municípios brasileiros, foram beneficiadas pela iniciativa. Cerca de 24 mil quilômetros de estradas e rodovias também foram conectados à internet.

Agora, como associação civil, o ConectarAGRO buscar firmar parcerias com outras empresas, inclusive startups, que tenham soluções para as demandas dos produtores. Com isso, estima-se ampliar a conectividade para mais 8 milhões de hectares até 2021. Quer saber mais? Clique aqui e acesse a matéria completa disponível na 39ª edição da Revista Cocred Mais.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.