Morro Agudo: a maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil

publicado em: 29 de dezembro de 2020

Morro Agudo: a maior produtora de cana-de-açúcar do Brasil

Quem mora no interior de São Paulo já ouviu ao menos uma vez a expressão “mar de cana”, uma referência à imensidão dos canaviais, que ultrapassam a linha do horizonte. E sem dúvida alguma Morro Agudo (SP) é o município que melhor representa essa declaração, já que é o maior produtor do país: 71% dos 1.386 quilômetros quadrados são ocupados por cana-de-açúcar.

Em termos de produção, isso representa 7,62 milhões de toneladas de cana colhidas só no ano passado, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Desde o início da série histórica, em 2006, a cidade só não esteve na liderança do ranking nacional em 2014 e 2016, quando Uberaba (MG) e Rio Brilhante (MS) ocuparam a primeira posição.

Atualmente, a cidade conta com indústrias importantes, como as usinas de açúcar e etanol MB e Vale do Rosário, ambas do grupo Biosev, além da Indústria de Máquinas e Implementos Agrícolas Yamaguchi. A força econômica resulta em um Produto Interno Bruno (PIB) per capita de R$ 41.246 e coloca Morro Agudo na posição 121 entre os 645 municípios paulistas.

Todos esses atributos, aliados ao potencial econômico, fizeram a Sicoob Cocred inaugurar uma agência em Morro Agudo há 17 anos e, em 2020, investir em novas instalações. O prédio mais amplo e moderno, localizado na Rua José Jorge Junqueira, n.º 1.226, está de portas abertas para atender os moradores, oferecendo todos os benefícios do cooperativismo de crédito.

A 39ª edição da Revista Cocred Mais traz uma matéria especial sobre Morro Agudo. Nela estão as histórias de três cooperados da Sicoob Cocred que vivem na cidade: o advogado e produtor rural Eduardo Benedetti, o publicitário e empresário Marcelo Lima Machado, e os irmãos e empresários Marlon e Marcelo Antônio Chaim. Clique aqui e acesse.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.