O passo a passo da reserva de emergência

publicado em: 26 de maio de 2021

O passo a passo da reserva de emergência

Gastar só aquilo que se tem. O ensinamento transmitido pelos pais é carregado como tesouro pelo empresário e gestor de agronegócio Adriano Antônio Fabris, que mantém as contas na ponta do lápis e sempre reserva uma quantia do que recebe em um fundo de emergência. Aliás, foi esse comportamento que garantiu a segurança financeira da família durante a pandemia.

Fabris e o pai são proprietários de uma oficina autoelétrica que presta serviço a usinas de açúcar e etanol, e outras empresas de Sertãozinho. A família é cooperada da Sicoob Cocred há 15 anos e mantém a reserva de emergência na cooperativa porque considera que as modalidades de investimento são mais seguras e oferecem maior rendimento.

“Sou muito controlado em relação às minhas contas. Aprendi com meu pai e minha mãe a nunca colocar os pés pelas mãos. Tenho poupança e outros investimentos. A gente monitora a conta corrente e quando percebe que tem saldo mais do que suficiente para administrar o mês, transfere parte do valor para a poupança ou aplicação”, diz.

Exemplos como esse são raros no Brasil, mas deveriam ser seguidos pela maioria da população. Segundo o Raio-X do Investidor Brasileiro, realizado pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), 62% da população não economizou em 2019 e enfrentou o primeiro ano de pandemia sem uma poupança.

Na 40ª edição da Revista Cocred Mais, você vai aprender a poupar e investir para ter a sua reserva de emergência, tão importante em momentos de incertezas e imprevistos. Esse recurso dá segurança para quitar os débitos necessários, como as contas mensais recorrentes, sem perder o padrão de vida. Clique aqui e leia a matéria completa.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.