RDC e LCA: rentabilidade em tempos de inflação alta e Selic baixa

publicado em: 18 de dezembro de 2020

RDC e LCA: rentabilidade em tempos de inflação alta e Selic baixa

Apesar de a taxa básica de juros, a Selic, seguir inalterada em 2% (o menor patamar histórico), aumentou o receio de investimentos no país devido ao quadro fiscal e à aceleração da inflação. Ao mesmo tempo, as tensões relacionadas aos gastos do governo e a segunda onda da Covid-19 fizeram crescer a busca por investimentos seguros e com ganhos reais.

Com uma vasta opção de produtos e serviços, a Sicoob Cocred oferece a possibilidade de investimento em Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) e Recibo de Depósito Cooperativo (RDC) – este último semelhante ao Comprovante de Depósito Bancário (CDB), só que com condições muito melhores. Mas, afinal, quais as diferenças entre esses produtos?

RDC e RDC Escalonado

O RDC é uma modalidade de investimento que permite escolher o prazo em que o dinheiro ficará aplicado: curto, com data de resgate definida, ou longo, que permite retiradas parciais durante o tempo de aplicação. Como o RDC tem liquidez diária, o resgate parcial ou total do valor antes do prazo de vencimento não prejudica o rendimento.

A cooperativa oferece ainda o RDC Escalonado, cuja rentabilidade é maior, quanto mais tempo o valor permanecer investido, podendo chegar a 125% do CDI. Vale lembrar que as aplicações e os resgates podem ser feitos pelos canais digitais, como o aplicativo Sicoob e o Internet Banking.

Em ambos os casos, o Imposto de Renda (IR) incide apenas sobre os rendimentos, no momento do resgate ou no vencimento da aplicação, e a alíquota é decrescente, conforme o tempo que o dinheiro permanecer aplicado.

LCA

Com rentabilidade superior a outras aplicações de renda fixa, já que é isenta de IR para pessoa física, a LCA é um título lastreado por empréstimos concedidos ao agronegócio. Em outras palavras, o investidor aplica em títulos de LCA e recebe rendimentos por isso. A cooperativa, por sua vez, empresta esse dinheiro aos produtores rurais com base em direitos de crédito.

Isso significa que, enquanto o dinheiro é rentabilizado de forma segura na LCA, a agropecuária é impulsionada pelos recursos captados com esse tipo de investimento. E justamente porque o agro é um setor forte e que continuou crescendo mesmo durante a pandemia, essa é uma modalidade considerada de baixíssimo risco.

O valor mínimo para aplicação em LCA é de R$ 5 mil e a taxa de juros é definida no momento da contratação, com rendimentos que podem chegar a 115% do CDI. A LCA também não possui taxa de administração e, como já foi destacado, é isenta da IR para pessoa física. Isso quer dizer que a rentabilidade obtida é líquida, dela não é preciso descontar mais nada.

Clique aqui e leia a matéria completa sobre o assunto na revista Cocred Mais.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.