Safra histórica de grãos reflete a bonança no campo

publicado em: 17 de dezembro de 2020

Safra histórica de grãos reflete a bonança no campo

O Brasil deve colher em 2021 uma safra de grãos histórica: 268,9 milhões de toneladas, o que representa 4,6% a mais do que em 2019/2020, segundo previsão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A área plantada também deve ser recorde, chegando a 67,1 milhões de hectares, crescimento de 1,8% em relação ao período anterior.

Essa safra também tem potencial para ser a mais rentável da história, graças à valorização do dólar e ao aumento da demanda mundial, puxada pelo consumo chinês. Mas, se por um lado os produtores rurais comemoram a bonança no campo, por outro se preocupam com uma única incógnita: o clima, já que o plantio foi atrasado pela falta de chuvas.

Estiagem e altas temperaturas no início da primavera atrasaram o plantio da soja, empurraram para frente o plantio do milho e das culturas de inverno. Mesmo assim, a colheita prevista para a soja é de 135 milhões de toneladas, quase 8% a mais do que na safra 2019/2020. Em relação ao milho, os produtores devem colher 104,9 milhões de toneladas.

O Brasil deve registrar ainda mais um recorde: o de comercialização antecipada. De acordo com a Conab, 40% da soja desta safra já havia sido vendida até agosto, cinco meses antes do início da colheita, prevista para janeiro de 2021. Em relação ao milho, que será semeado na sequência, 25% da produção já havia sido vendida até o mesmo período.

Na 39ª edição da Revista Cocred Mais, três cooperados da Sicoob Cocred comentam o assunto. São eles: o diretor-presidente da Fazenda Boa Esperança, Ademir Ferreira de Melo, o advogado e produtor rural João Henrique Borges, e o engenheiro agrônomo e produtor rural Marcelo de Felício.

Clique aqui e confira a matéria completa.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.