Na semana em que teve início a operação do Pix, o Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), ao qual a Cocred faz parte, anunciou a isenção de tarifa para esse tipo de transação, tanto para pessoas físicas, quanto para pessoas jurídicas, até o dia 16 de fevereiro de 2021.
Segundo o diretor-executivo de Operações do Centro Cooperativo Sicoob, Marcos Vinicius Viana Borges, a decisão de isentar as tarifas do Pix está alinhada aos objetivos do Sicoob e é uma maneira de possibilitar o acesso à nova ferramenta por um número maior de pessoas.
"O novo método de pagamento facilita todo o processo de transferência monetária e auxilia, em especial, micro e pequenos empresários, com isenção ou tarifas mais baratas e ausência de encargos financeiros, pois o recebimento das suas vendas é imediato", explica.
Borges destaca que o Banco Central, ao lado da inovação tecnológica, concentrou-se na inclusão, assegurando o acesso ao Pix por bancos, cooperativas financeiras e instituições de pagamento, estimulando e equilibrando a competição no Sistema Financeiro Nacional.
Ao mesmo tempo, o Banco Central incentiva a inclusão financeira ao definir a figura de “contas transacionais”, permitindo a realização de transações pelo Pix a partir de contas correntes, contas poupança e contas de pagamento – essa última oferecida por fintechs e bigtechs.
A instantaneidade da transferência financeira é outro ponto forte do Pix para a sociedade: o sistema funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, conferindo comodidade e agilidade para todos, seja qual for o momento de necessidade.
"Em diversas localidades, somos a única instituição financeira presente. Por isso, é importante estarmos atentos às necessidades das pessoas e ao que há de melhor em tecnologia e inovação em favor dos brasileiros. O Sicoob é para todos", diz Borges.
Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.
www.ouvidoriasicoob.com.br