Sicoob Cocred já está integrada com a plataforma Pix

publicado em: 08 de outubro de 2020

Sicoob Cocred já está integrada com a plataforma Pix

A partir de 16 de novembro, todos os brasileiros estarão utilizando o Pix, método de pagamento, transferência e recebimento em tempo real, instituído pelo Banco Central. A funcionalidade promete revolucionar o sistema financeiro com operações seguras e rápidas (em até 10 segundos), 24 horas por dia, inclusive aos finais de semana e feriados.

Na Sicoob Cocred, além de usufruir das vantagens desse novo serviço, como a gratuidade para pessoas físicas e empreendedores individuais, os cooperados têm outros benefícios, como a possibilidade de receber parte das movimentações na forma de sobras. Isso significa que, quanto mais operar com a cooperativa, maior o potencial de sobras a receber.

Equivalentes ao lucro líquido no setor privado, as sobras são distribuídas entre os cooperados de forma proporcional à movimentação financeira de cada um durante o ano. Então, quanto mais utilizarem produtos e serviços, investirem e movimentarem, inclusive usando o Pix, maior a participação deles nas sobras da cooperativa, ao final do exercício.

Desde a última segunda-feira (5/10), os cooperados da Sicoob Cocred já estão cadastrando a “Chave Pix” no aplicativo Sicoob para usufruírem desse novo sistema. Na prática, em vez de digitar uma série de informações do recebedor, como nome completo, número da agência, da conta e do CPF, basta inserir a “Chave Pix” dele: um número de celular, um e-mail, o CPF ou CNPJ.

Pessoas físicas podem ter até cinco “Chaves Pix”, enquanto pessoas jurídicas têm o limite de 20 “Chaves Pix”. Não é possível vincular uma mesma chave a mais de uma conta – por exemplo, usar o número do CPF em duas contas diferentes. Mas existe a possibilidade de vincular todas as chaves (número de celular, e-mail e CPF/CNPJ) a uma única conta.

Como fazer um Pix?

No aplicativo Sicoob, após digitar a “Chave Pix”, os dados da conta do destinatário aparecerão automaticamente, bastando conferir a identificação e digitar o valor da operação. Quem não quiser fornecer dados pessoais pode gerar um Endereço Virtual de Pagamento (EVP), um conjunto de números, letras e símbolos aleatórios que identificam a conta bancária.

Além disso, também é possível pagar com Pix usando um QR Code gerado pelo recebedor. Nesse caso, o QR Code pode ser estático – aplicado em transferências e vendas de produtos com valores fixos – ou dinâmico – utilizado quando as informações de pagamento sofrem alterações constantes, como ocorre em supermercados, onde o valor de cada compra é diferente.

O Pix não elimina a Transferência Eletrônica Disponível (TED), nem mesmo o Documento de Ordem de Crédito (DOC), que continuarão disponíveis no aplicativo Sicoob e no Internet Banking, mas trata-se de uma alternativa prática, rápida e segura em caso de transações financeiras.

Evite fraudes

Vale destacar ainda que as operações pelo Pix serão realizadas com autenticação digital e passarão pela rede do Sistema Financeiro Nacional. Entretanto, é importante que os cooperados fiquem atentos às tentativas de fraude, observando sempre se estão acessando canais oficiais da Sicoob Cocred, em ambiente logado e com autenticação em duas etapas.

Em relação ao cadastro da “Chave Pix”, a confirmação será feita por meio de um código enviado por SMS ou e-mail, e nunca a partir de links ou contatos telefônicos. Em caso de dúvida, o cooperado deve acessar o site da Sicoob Cocred ou procurar pelos gerentes em uma das 32 agências espalhadas pelo interior paulista (clique aqui).

Continua com dúvida? Clique aqui e conheça perguntas frequentes sobre o Pix.



Compartilhe:

Voltar
RESPONSABILIDADE SOCIAL
OUVIDORIA: 0800 725 0996

Atendimento: segunda a sexta, das 8h às 20h.

www.ouvidoriasicoob.com.br
Deficientes auditivos ou de fala: 0800 940 0458
Canal de comunicação de indícios de ilicitude
Clique aqui para ter acesso.
2016 © SICOOB COCRED. Todos os Direitos Reservados.