Você é autônomo e perdeu um cliente importante. E agora?

publicado em: 27 de março de 2019

Você é autônomo e perdeu um cliente importante. E agora?

Para profissionais autônomos e freelancers, perder um cliente pode significar um grande abalo no seu fluxo de caixa e comprometer toda a sua gestão financeira. Por isso, é fundamental saber lidar com as idas e vindas de clientes, criando meios para minimizar perdas e reorganizar a sua situação. Se este é seu desafio, aproveite essas dicas e siga em frente!

1. Procure sempre ter uma reserva financeira
Ter um bom dinheiro guardado é essencial, especialmente quando você trabalha de maneira independente.
O recomendável é ter no mínimo seis meses de reserva financeira para atravessar situações inesperadas com mais tranquilidade, sem desestabilizar suas contas e sem recorrer a nenhum empréstimo.

2. Ter um contrato é essencial
Um contrato claro e bem definido é o melhor ponto de partida para qualquer relação de trabalho, mesmo que sejam jobs menores ou de valor mais baixo. Com ele, todos os acordos de negociação estarão devidamente documentados.  No que se refere ao cancelamento, por exemplo, você pode pedir que se cumpra o aviso de, no mínimo, um mês antes do término do contrato. É mais tempo para você se organizar.

3. Retome os seus contatos
Este é o momento de retomar o contato com pessoas que já conhecem seu perfil e atuação profissional. Procure alguém pra quem você já prestou serviço, lembre-se daquele cliente que poderia ter sido e não foi, resgate aquela prospecção que acabou ficando no meio do caminho…
Cada um desses contatos são clientes potenciais.

Tão importante quanto um bom planejamento financeiro é nunca perder a autoconfiança. Boa sorte e bons jobs pra você!



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